-->

10 usos domésticos do vinagre e que facilitam muito a vida

LIMPEZA COM VINAGRE

limpar com vinagre


Saiba como facilitar a sua vida doméstica,  economizando tempo e dinheiro com o uso do vinagre na limpeza do lar.


Veja como manter sua casa limpa sem usar produtos que podem desencadear uma crise alérgica.

Confira dicas de onde usar o vinagre



1 – Vinagre na limpeza de paredes

As paredes têm riscos ou rabiscos, marcas do tempo, sapatos, pés e mãos? 

Use meio litro de água morna para duas colheres de sopa de vinagre de álcool.

2 – Vinagre na eliminação de cheiro de fezes e urinas


Normalmente, o incômodo ocorre em locais que têm animais, gatos, cachorros e outros.

Após a limpeza comum e retirada dos dejetos dos animais faça uma mistura de 1 parte de vinagre para 2 partes de água morna e passe no local com auxílio de um pano. 

No final para garantir, passe o produto puro bem nos locais que foram premiados pelos bichinhos, assim eles não usarão mais o local, agora se for apenas para retirar o odor, mas o local que os animais fizerem as necessidades estiver correto, não use a finalização de vinagre puro.

3 – Vinagre para retirar mofo de azulejos e rejuntes

O rejunte da cozinha ou do banheiro está horrível?
Com o auxílio de uma escova de dentes velha aplique o vinagre puro e esfregue, deixe agir por duas horas, aplique mais uma camada e esfregue novamente, pode finalizar com uma esfregação comum de água com sabão e enxágue normalmente. Seus azulejos ficarão como novos, sem os rejuntes mofados.

4 – Vinagre para remover manchas de roupas

lava-roupas

Faça uma mistura de um para um, de vinagre branco de álcool e água e coloque em um borrifador, aplique sobre as manchas das roupas, espere agir por 10 minutos e coloque para lavar normalmente na máquina de lavar. Na água da máquina adicione uma xícara de vinagre branco no primeiro ciclo.

5 – Vinagre no combate ao odor de mofo


É muito simples eliminar o cheiro de mofo, esvazie o armário em questão, coloque em seu interior uma bacia com vinagre branco de 12h à 18h, para finalizar passe um pano úmido em todo interior do móvel e deixe secar bem.


6 – Vinagre na limpeza das panelas

vinagre limpa aluminio

Esta dica é molezinha. Para limpar panelas de alumínio, antiaderente e inox. Coloque quatro a cinco colheres de vinagre branco de álcool na panela em fogo super baixo, deixe levantar fervura, desligue o fogo e deixe a panela tampada até esfriar. Lave normalmente, a sujeira sairá com a maior facilidade.

7 – Vinagre para copos e taças brilhantes

limpar taça com vinagre

Após lavar os copos e taças normalmente com detergente e esponja. Encha uma bacia, de 5 litros, com água e acrescente uma colher de sobremesa de vinagre de álcool branco, coloque os objetos de vidro como copos e taças mergulhados por meia hora. Deixe secar normalmente, verá o brilho que fica.

8 – Vinagre para lavagem de pratos e talheres

A dica é exclusiva para lavadoras de louça, com o tempo elas acumulam sujeiras, se não quer que sua louça fique imersa em restos e detritos use sempre para evitar que a gordura acumule uma xícara de vinagre branco no recipiente interno e faça o ciclo pré-lavagem. Depois lave normalmente.

9 - Vinagre para limpar fogão


Para amolecer a gordura e sujeira acumulada no fogão. Se for o forno, borrife vinagre puro nas paredes do forno e deixe agir por 10 minutos, proceda a limpeza com água e sabão em pedra de sua preferência, a sujeira acumulada sairá super fácil. 

Já no fogão coloque vinagre puro na gordura e sujeira e deixe agir por 10 minutos também, lave como explicado acima, o processo pode ser feito para frigideiras, ficando bem mais fácil a limpeza.


10 – Vinagre acaba com o cheiro do ralo

cheiro de ralo comabet com vinagre

Para eliminar o odor do ralo basta usar duas colheres de bicarbonato de sódio com meia xícara de vinagre branco de álcool. Tape o ralo por uma hora, após o tempo de molho poderá enxaguar jogando água e adeus ao ralo fedorento.

Leia também como higienizar e manter as toalhas limpas com vinagre e as dicas de organização.


⇉ Leia agora onde não se deve utilizar vinagre, nunca.





❥ Continue conosco, alguns posts que pode gostar

Se gostou compartilhe com os amigos e inscreva-se no FB | IG ou no blog ali ao lado. Obrigada pela visita. Até a próxima!