-->

DIETA - GLÚTEN O QUE É E POR QUÊ TANTAS FAMOSAS NÃO COMEM?

  Glúten - Dieta e Alimentos saudáveis

 
frutas para dieta sem glúten


Atualmente o Glúten parece que se tornou o novo vilão da dieta do famosos


Algumas famosas dizem ter perdido peso e medidas, principalmente na linha da cintura, provavelmente por diminuição dos inchaços abdominais. Juliana Paes, por exemplo eliminou 10 kg em dois meses de dieta.

Dieta - O que é o Glúten


O Glúten é uma proteína que encontramos essencialmente no trigo e ela se divide em gliadina e glutenina.
O Glúten normalmente se associa com  outras proteínas vegetais como dentre elas as Globulinas e as Albuminas e Globulinas, em geral tem combinação com o temido amido dos cereais e é o que torna a massa viscoelática quando misturamos a farinha de trigo com a água.

Como o Glúten age no organismo


Basicamente, o glúten para quem é celíaco ou tem sensibilidade, seu consumo exagerado (para quem tem apenas sensibilidade, pois quem é celíaco, não há quantidade de consumo tolerável) causa várias doenças por deficiência nutricional.
No intestino delgado, mas especificamente em suas paredes, temos  uns bracinhos, que são as vilosidades, eles são responsáveis pela absorção de nutrientes essenciais à nossa saúde e o bom funcionamento do organismo.

No organismo de quem tem sensibilidade ao glúten, os celíacos, o organismo tem uma reação exagerada quando o glúten chega ao intestino, que passa a produzir uma enorme quantidade de linfócitos intraepiteliais que acabam funcionando como anticorpos contra o glúten. Quando isso acontece as vilosidades do intestino delgado ficam inflamadas, atrofiadas,  passam a não absorver os nutrientes que são expelidos pelas fezes e assim por falta desses nutrientes o organismo apresenta uma série de doenças (não são todas de uma vez, cada pessoa apresenta em maior ou menor grau e quantidade de doenças) da lista apresentada. 


Quais os alimentos são ricos em Glúten


São eles: trigo, cevada, e na aveia.

Esses alimentos são ricos em Glúten e para quem tem sensibilidade, é celíaco ou já possui alguma doença associada ao consumo dele, deve-se evitar e abolir de sua dieta para ter uma vida mais saudável e a diminuição dos sintomas.
Sempre que for ao supermercado você deve ficar de olho nos rótulos, pois eles informam a presença de Glúten em suas composições.
Ex: pães, bolachas, biscoitos, massas em geral. 


Glúten - Doenças causadas pelo consumo

  1. Dermatite herpetiforme, 
  2. Psoríase, 
  3. Artrite psoriática,
  4. Aftas
  5. Enxaqueca
  6. Irritabilidade
  7. Osteoporose
  8. Manchas nos dentes
  9. Depressão ( há a diminuição de absorvição da serotonina)
  10. Diarréia crônica
  11. Prisão de Ventre crônica
  12. Distensão abdominal
  13. Vômitos
  14. Dor abdominal
  15. Anemia ferropriva não curável
  16. Emagrecimento e falta de apetite
  17. Esterilidade
  18. Abortos de repetição

Ainda acha que o glúten é inofensivo e vai continuar a comer pães, biscoitos e massas???

Como ter uma dieta bacana e livre de Glúten


 Abaixo publico um cardápio básico que encontrei e estou utilizando.
dieta sem glúten

Os famosos que aderiram a Dieta sem Glúten


Isis Valverde, Juliana Paes, Gisele Bündchen, Lady Gaga, Gwyneth Paltrow e Miley Cyrus entre outros famosos, aderiram a dieta sem glúten pelos seus maravilhosos efeitos como desinchar e promover rápida perda de peso, além de ter um ganho nutricional maravilhoso. 


Alimentos que substituem os alimentos com Glúten 

Na maioria das receitas que usam a farinha de trigo existe a possibilidade de troca pelo amido de milho.
Para saber mais sobre receitas deliciosas, afinal, você não tem que passar vontade ou nunca mais consumir certos alimentos, acesse o link do blog Cozinhando sem Glúten.

❥ Continue conosco, alguns posts que pode gostar


Se gostou compartilhe com os amigos e inscreva-se no FB | IG ou no blog ali ao lado. Obrigada pela visita. Até a próxima!